Receitas Fáceis e Saudáveis
Para quem tem uma rotina agitada e ainda assim quer cuidar da alimentação

Porquê alimentar-se de forma saudável
 

Qualquer guia de saúde e bem-estar recomenda: alimente-se de forma saudável. Mas o que é que isso significa na prática? E por que motivo o que se coloca no prato é tão valorizado pela comunidade médica? A resposta é simples: uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes reforça o sistema imunitário e fortalece o organismo, protegendo-o de inúmeras doenças.

 

Vitaminas, fibras, antioxidantes, minerais e outros elementos presentes nos alimentos atuam de formas diferentes no organismo. Alguns atuam na regulação dos níveis de açúcar no sangue, como é o caso da fibra solúvel, presente na batata-doce, que atrasa a absorção dos açúcares.

 

Outros, como as fibras e as vitaminas do complexo B presentes na courgette, por exemplo, contribuem para o bom funcionamento do trânsito intestinal e dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico.

 

Cada alimento tem as suas qualidades específicas e o seu conjunto de nutrientes e benefícios para o organismo, e o importante é sempre optar por uma refeição diversificada, com alimentos frescos, locais, da época e, de preferência, preparados em casa, com mais ervas – para dar sabor – e menos sal.

 

A Roda dos Alimentos Portuguesa, criada em 1977 para a Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, pode ajudar na hora de preparar refeições saudáveis. Lá encontramos os sete grupos de alimentos (divididos em cereais e derivados e tubérculos; hortícolas; frutas; lacticínios; carne, peixe e ovos; leguminosas; e gorduras e óleos) e as quantidades necessárias para o consumo diário. Este guia ajuda a escolher e a fazer combinações.

 

Aceda à Roda dos Alimentos (em português) disponibilizada pela Food and Agriculture Organization of the United Nations através do site. Se preferir, também pode obter o guia através da página do site da Direção-Geral da Saúde, clique aqui.

 

E vamos agora à mesa! Não deixe de experimentar estas receitas saudáveis e saborosas, de preparação rápida e descomplicada, que selecionamos para si. Mãos à obra e bom apetite!

Clique Aqui!

 

RElated Posts
Dia Mundial da Alimentação - Saudável e sustentável
16 Out, 2019
Detox após as festas
04 Jan, 2018