Dia Mundial da Alimentação - Saudável e sustentável
Já pensaram que o que comemos tem consequências na saúde de cada um de nós? A RNA Medical tem uma rede dedicada ao Bem Estar, que promove hábitos de vida saudáveis, com mais de 490 cuidadores especializados em nutrição, espalhados por todo o país. Uma das nossas maiores prioridades é a prevenção, e a alimentação é uma das áreas de acção fundamentais para evitar problemas de saúde a médio e longo prazo. Cuide de si!

Já pensaram na viagem que a comida faz até ao prato? As actividades económicas envolvidas são imensas e as suas relações tão complexas que fazem com que indústria alimentar seja uma das mais multifacetadas e fundamentais em todas as sociedades. Todos temos um enorme papel nesse processo. Somos o que comemos, e o que comemos tem peso: define culturas, costumes e modos de vida, move comunidades e economias, tem consequências na saúde de cada um de nós.
 
É por isso que 16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação, para lembrar como a nossa qualidade de vida e o futuro do planeta dependem também das nossas escolhas à mesa.
 
Instituído em 1981 pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, este dia serve para promover uma alimentação sustentável, saudável e acessível para todos. O lema para 2019 é “Alimentação saudável para um mundo sem fome”, e pretende envolver empresas, sociedade civil e os seus representantes políticos em mais de 150 países, para que a produção alimentar tenha sustentabilidade ambiental e económica e chegue a todos, para todos.
 
 
A RNA Medical tem uma rede dedicada ao Bem Estar, que promove hábitos de vida  saudáveis, com mais de 490 cuidadores especializados em nutrição espalhados por todo o país. Uma das nossas maiores prioridades é a prevenção, e a alimentação é uma das áreas de acção fundamentais para evitar problemas de saúde a médio e longo prazo.
 
As consequências estão bem assinaladas: uma má alimentação afeta o desenvolvimento das crianças, a qualidade de vida e a saúde dos adultos e o seu desempenho profissional. Com dois terços da população nacional com problemas de saúde relacionadas com a má alimentação, as despesas de tratamento de doenças como a hipertensão ou o diabetes sobem para valores astronómicos todos os anos, sem contar com o prejuízo para as empresas que perdem capacidade laboral.
 
 
A solução não é complexa. Nossos especialistas vos poderá dizer, a melhor dieta para cada um, mas para ter uma vida saudável, não há  segredo. Os hábitos alimentares indicados são simples e fáceis de seguir, e nem têm que sacrificar o gelado da sobremesa quando vão jantar fora:
 

  • Quantidade não é qualidade: cinco refeições por dia, a começar por um bom pequeno almoço, com todos os nutrientes que necessitam para manterem a energia ao longo do dia. Não comam demais, mas o suficiente - a moderação é chave;
 
  • Vegetais e fruta são importantes, pois têm nutrientes essenciais para o organismo, recomendando-se três a cinco porções diárias. Comer sopa antes das refeições também ajuda a manter essa quota.
 
  • Evitar fritos, gorduras saturadas ou vegetais hidrogenadas, açúcares e bebidas gaseificadas, o sal em excesso. Os laticínios devem ser magros também.
 
  • Consumir peixe como salmão, sardinha ou atum, dar prioridade a carnes brancas como a de frango ou peru, e acompanhar com cereais integrais, seja no pão, em arroz ou massa.
 
  • Planear as refeições, desfrutar delas sem pressas, e usar a criatividade na confecção. Uma alimentação responsável não tem de ser aborrecida.
 
É preciso assumir uma atitude responsável sobre como os alimentos são produzidos, distribuídos e, especialmente, consumidos. Não comemos apenas para viver, vivemos também para comer bem. E comer bem é comer saudável.
 
Comer deve ser uma alegria também. Uma refeição pode ser mais do que uma rotina e ser um ritual. Uma fonte de prazer e convívio, de partilha de paladares com as pessoas que  escolhemos para degustar a vida em momentos especiais à volta de uma mesa. Bons amigos e boa comida dão mais anos de vida. Se não é um ditado deveria ser.
 
Esse é o destino desta viagem até uma melhor alimentação. E a RNA está presente para dar a melhor assistência desde o ponto de partida até à chegada, junto das empresas e dos seus trabalhadores na protecção de pessoas, estruturas e serviços, na proteção jurídica, e também através de uma rede de especialistas empenhados em ajudar os consumidores a terem um estilo de vida mais saudável no seu dia a dia.
 
A RNA Medical é uma rede de prestação de serviços de assistência médica em que podem contar com a experiência e qualidade dos nossos mais de 29 mil cuidadores de saúde e bem estar em todo o território nacional. Fazemos a ligação entre os nossos parceiros e os seus clientes através de um serviço de atendimento especializado que está sempre disponível. Podemos dizer que é a rede de segurança para uma vida mais saudável e activa.
 
Esta é nossa responsabilidade 24 horas por dia, todos os dias: apoiar as escolhas para uma vida melhor, e com mais sabor.
 
Bom apetite.

RElated Posts
Receitas Fáceis e Saudáveis
01 Jul, 2021
​Andar de bicicleta com frio
07 Dez, 2017