Aparelhos auditivos: mitos e verdades

A audição é parte integrante da qualidade de vida e do bem-estar. Também é um sentido que, com o envelhecimento ou por motivos de doença, lesão ou genética, pode ser seriamente afetado. Para qualquer um destes casos existe uma solução: o uso de um aparelho auditivo. Sim, sabemos que os aparelhos auditivos são vistos como antiquados e destinados exclusivamente aos idosos, mas isso não é bem assim. Aliás, queremos contar-lhe toda a verdade sobre os aparelhos auditivos. Pronto para ouvir?

 

Mito: Ouvir mal afeta apenas os idosos.

Verdade: Estudos recentes revelam que 65% das pessoas com perda auditiva têm menos de 65 anos e que 1 em cada 5 pessoas com mais de 12 anos tem perda de audição. Portanto, a perda de audição afeta pessoas de todas as idades.

 

Mito: Utilizar apenas um aparelho auditivo é suficiente.

Verdade: Ouvimos melhor com ambos os ouvidos, ou seja, os aparelhos auditivos bilaterais (de dois ouvidos) oferecem os melhores resultados auditivos, ao mesmo tempo que ajudam a reforçar as ligações à parte do cérebro responsável pela comunicação. 

 

Mito: Os aparelhos auditivos restauram a audição para níveis normais.

Verdade: Tal como um par de óculos não "cura" um problema de visão, os aparelhos auditivos também não "curam" a perda auditiva – proporcionam benefícios e melhorias em termos de capacidades auditivas e qualidade de vida. 

 

Mito: Os aparelhos auditivos são todos iguais, basta comprar o mais barato.

Verdade: Adquirir um aparelho auditivo online e barato pode não ser a melhor solução – ficam em falta vários passos importantes como uma avaliação auditiva exaustiva, escolha e adaptação do aparelho auditivo mais adequado, dicas de utilização e cuidados, serviços de reparação e apoio. Consulte sempre um profissional e saiba que a melhor solução nem sempre é a mais dispendiosa.

 

Mito: Os aparelhos auditivos são feios, desconfortáveis e difíceis de usar.

Verdade: Os aparelhos auditivos estão em constante evolução – são cada vez mais discretos, confortáveis e modernos, com tecnologia que permite menos ruído de fundo, comunicação mais clara e uma experiência auditiva mais natural.

 

Se o estado da sua audição é algo que o preocupa, comece por marcar um check-up auditivo na nossa rede de saúde e bem-estar e aproveite para tirar todas as dúvidas sobre aparelhos auditivos se for necessário. Os nossos prestadores são todos ouvidos!

RElated Posts
Receitas Fáceis e Saudáveis
01 Jul, 2021
Como cuidar bem do coração
18 Set, 2018