O cardápio à medida do verão

O verão está no auge, assim como o calor e a alegria dos dias quentes e luminosos. Está na hora de vestir roupas leves que deixam o corpo respirar, sem esquecer o protetor solar e, muito importante, adaptar a alimentação às necessidades do organismo neste período. As altas temperaturas e as férias combinam na perfeição com pratos leves e mediterrânicos, preparados com ingredientes frescos, da época, que não sobrecarregam o organismo e mantêm a energia e o vigor necessários para aproveitar ao máximo a estação mais esperada do ano.

 

Porém, antes de pensar no cardápio de verão, é importante manter-se sempre bem hidratado. Nos dias quentes o corpo tende a transpirar mais, para arrefecer, e essa perda de água pode acarretar problemas de saúde: subida da pressão arterial, rins sobrecarregados e dificuldade na digestão e no trânsito intestinal, entre outros. Por isso, mesmo que não sinta sede, beba água durante todo o dia, nem que seja em pequenas quantidades – pura ou aromatizada com frutas (limão ou laranja, entre outras da sua preferência), hortícolas (pepino), especiarias (pau de canela, cravo, anis), ervas aromáticas (hortelã) ou raízes (gengibre). 

 

E não se esqueça dos sumos naturais, dos chás (sempre sem açúcar) e dos batidos de frutas. Além disso, reduza o consumo de bebidas alcoólicas e evite aquelas muito açucaradas ou com cafeína, que aumentam a perda de água pelo organismo. 

 

A alimentação também pode ser importante para hidratar e prevenir desconfortos e enfermidades advindas do calor intenso. As sopas, sempre presentes nas mesas portuguesas, não devem ser postas de lado só porque a temperatura subiu. Podem ser consumidas frias, como o gaspacho e as de alho francês com hortelã ou de cenoura e laranja, entre tantas outras. 

 

As refeições devem ser leves, nutritivas e pouco condimentadas. Evite longos períodos de jejum e incorpore no cardápio saladas preparadas com ingredientes diversos e coloridos, temperadas com azeite, vinagre (ou limão) e ervas aromáticas como salsa, coentros, alecrim e hortelã ou outras que aprecie. Algumas pitadas de sésamo torrado vão deixá-las ainda mais saborosas e nutritivas. 

 

No prato principal, prefira peixe e carnes magras, que são sempre mais saudáveis, e a sobremesa – e o lanche da manhã e da tarde, porque não? – pode ser composta por fruta da época, doce e sumarenta. E, sempre que possível, dê preferência a produtos produzidos localmente ou próximos da sua região, frescos e da época.

 

Quem não abre mão de petiscos e sanduíches pode trocar os fritos e os molhos prontos por tremoços, caracóis e queijos brancos, requeijão, mozarela e ricota, em vez dos mais curados e amanteigados. Para as sandes, ingredientes frescos como tomate, alface, cenoura, beterraba e couve roxa combinam muito bem com ovos cozidos, atum ou com fatias finas de carne assada ou frango, em pão integral ou de mistura. 

 

Ficou com vontade de se aventurar numa receita típica de verão? Então veja abaixo esta sugestão de uma salada leve, nutritiva e deliciosa. E não deixe de conhecer o e-book que preparamos para si:

“Receitas Fáceis e Saudáveis – Para quem tem uma rotina agitada e ainda assim quer cuidar da alimentação”.

 

Salada de frango deliciosa

Ingredientes 

Para marinar o frango

. 1 peito de frango

. 1 colher (sopa) de azeite

. 1 pitada de sal marinho

. 1 colher (café) de paprica fumada

. 1 dente de alho esmagado

. 1 pitada de pimenta preta

. Alecrim a gosto

. Raspa de 1 limão

. Sumo de limão

 

Para a salada

. 1 tomate médio

. 1 pepino médio

. 1 pimento verde médio

. 1 pêssego

. 1 colher de sopa de queijo feta

. 1 colher de chá de sementes de chia 

. 1 colher de sopa de sésamo torrado

. Azeite, sal e vinagre a gosto

 

Preparação

 

. Prepare a marinada no dia anterior e deixe o frango mergulhado no molho durante a noite, no frigorífico.

. No dia seguinte, grelhe o peito de frango numa frigideira antiaderente bem quente durante 15 minutos (ou até ficar no ponto).

. Corte-o em fatias e reserve.

. Pique o tomate, o pepino, o pimento e o pêssego e tempere com azeite, vinagre e sal a gosto.

. Acrescente o queijo feta e as sementes de chia e sésamo.

. Sirva a salada com os pedaços do peito de frango grelhado no topo.

 

Serve duas pessoas.

 

RElated Posts
5 maneiras de exercitar o cérebro
19 Mar, 2021
O futuro está, literalmente, nas nossas mãos
30 Dez, 2019