ESPECIAL VERÃO! De norte a sul, deslumbre-se com as praias de Portugal

O mar foi generoso com Portugal, em todos os sentidos, e incorporou-se na alma do país, na sua história e na sua natureza. No continente, de Viana do Castelo a Faro, o Atlântico estende-se por 943 km de costa, que se somam aos 667 km nos Açores e aos 250 km na Madeira, além das inúmeras ilhas menores, o que resulta em mais de 530 praias marítimas e variadas paisagens de deslumbrantes falésias e areais de rara beleza. 

O verão, evidentemente, é o período ideal para rever as praias portuguesas da sua preferência ou conhecer algumas joias ainda pouco visitadas. Uma certeza pode ter: de norte a sul, há praias para todos os gostos, e muitas ficam no Algarve, sinónimo de época balnear e importante destino turístico internacional, com toda a justiça. 

De Odeceixe, na costa oeste, a Vila Real de Santo António, já quase na fronteira com Espanha, o Algarve ostenta nada menos do que 113 praias marítimas, algumas das quais classificadas entre as melhores da Europa. As cinco indicadas a seguir estão nesta categoria.

 

Praia da Marinha

No concelho de Lagoa, foi apontada pelo Guia Michelin como uma das 100 praias mais bonitas do mundo, e é fácil perceber a distinção. As suas falésias douradas são banhadas por águas azuis e transparentes, perfeitas para mergulhos de observação da abundante vida marinha. O acesso ao areal é feito por uma longa escadaria em madeira, mas o esforço é plenamente compensado pela beleza da paisagem. 

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-da-marinha 

 

Praia do Camilo

Em Lagos, é bastante pequena e está rodeada de falésias, formações rochosas de tirar o fôlego, grutas e um mar de azul intenso e águas transparentes. Tudo isto torna-a uma das praias mais bonitas do Algarve, que deve ser conhecida por todos os portugueses.  

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-do-camilo 

 

Praia do Vale do Lobo

Esta é para quem gosta de mais animação. No aldeamento turístico com o mesmo nome, é rodeada por uma arriba em tons avermelhados e tem um extenso areal com uma vasta oferta de serviços e restaurantes famosos que atraem muitas celebridades. Nas proximidades há também espaços desportivos, como campos de ténis e de golfe.   

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-de-vale-de-lobo 

 

Praia da Galé

Em Albufeira, é enquadrada por falésias douradas e é composta por duas partes bem distintas: de um lado, formações rochosas e piscinas naturais e, do outro, um largo areal com a oferta de desportos náuticos, bares e restaurantes. Com bons acessos, salva-vidas e espreguiçadeiras para alugar, é perfeita para famílias e grupos de amigos. 

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-da-gal%C3%A9 

 

Praia de Odeceixe

Situada na foz da Ribeira de Seixe, no extremo norte do concelho de Aljezur, num parque natural, já foi classificada como uma das sete maravilhas de Portugal. Praticamente intocada, permite a escolha entre banhos de mar ou de rio. Durante a maré baixa, pequenos lagos formam-se no areal e, do alto das arribas, contempla-se uma paisagem deslumbrante.

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-de-odeceixe 

 

PRAIAS DO NORTE

Mas nem só do Algarve vive a época balnear em Portugal. Na região norte, também é extensa a escolha de praias de águas limpas e areais convidativos, como se comprova a seguir.    

 

Praia de Moledo

Rodeada pela Mata do Camarido, numa zona de muita beleza natural em Caminha, esta praia tem frequentadores fiéis que não dispensam o mar de ondulações fortes que convidam à prática de surf. Mesmo em frente fica uma ilha rochosa que abriga o Forte de Ínsua, originalmente um convento construído no século XV. 

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-de-moledo 

 

Praia de Ofir

Rodeada por dunas e pinhais, esta praia é apontada como um dos mais belos sítios do litoral norte, com rochedos que na maré baixa emergem do mar e, pelo seu formato, são chamados de “cavalos de Fão”. Apreciada pelos surfistas, pelas ondulações da sua parte sul, Ofir é bastante animada, com bares, restaurantes e discotecas.

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-de-ofir 

 

Praia do Senhor da Pedra

Não há como deixar de surpreender-se com a Capela do Senhor da Pedra do século XVII que, em formato hexagonal, ergue-se sobre um rochedo à beira-mar e que deu nome a este sítio no extremo norte da Praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia. Em junho, a praia recebe uma grande romaria no âmbito de uma festa religiosa que se prolonga durante três dias.  

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-do-senhor-da-pedra 

 

Praia de Afife

Situada em Viana do Castelo, distingue-se pelo imenso areal ao qual se chega por passadiços de madeira, para que as dunas brancas não sejam danificadas. No lado sul desagua uma ribeira que forma uma lagoa e as águas do mar são mais tranquilas, enquanto na outra extremidade as ondulações mais fortes permitem a prática de surf e bodyboard. A cerca de 400 metros do mar encontra-se uma mamoa, um dos monumentos megalíticos mais importantes do Norte de Portugal, que atrai os mais curiosos.

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-de-afife 

 

PRAIAS DO CENTRO

A região central de Portugal é igualmente rica em praias de grande beleza e águas límpidas, entre as quais a Praia do Norte, na Nazaré, mundialmente famosa pelas suas ondas que chegam aos 24 metros e pelos campeonatos internacionais de surf. E há muito mais na extensão do litoral que passa pela linha de Cascais e pela região do Tejo e segue até ao Alentejo.

 

Praia do Baleal

Numa península a norte de Peniche, esta extensa praia é banhada por águas tranquilas, com boas condições para a prática de windsurf e uma estrutura de serviços que inclui campos de ténis, piscinas e até um centro hípico. Bem perto fica a ilha do Baleal, que pode ser visitada por barco.

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-do-baleal-peniche 

 

Praia da Barra

Ao lado do pontão onde desagua a Ria de Aveiro e marca a entrada do porto, esta praia possui um extenso areal e é indicada para quem gosta de movimento e animação durante o dia e à noite. Oferece boas condições para a prática de surf, kitesurf, vela, bodyboard e pesca desportiva e abriga o Farol de Aveiro, o mais alto de Portugal, com 62 metros.

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-da-barra 

 

Praia da Torreira

No concelho de Murtosa, distrito de Aveiro, banha a vila piscatória de Torreira e estende-se por um areal com cerca de 25 km, rodeado de dunas. O visitante pode escolher entre o mar bastante ondulado, bom para o surf, ou banhar-se nas águas tranquilas da Ria de Aveiro, que está muito próxima. Os barcos coloridos mantêm a tradição da pesca artesanal e garantem a caldeirada típica oferecida nos restaurantes.

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/praia-da-torreira 

 

Praia do Ribeiro do Cavalo

Para muitos, é uma das praias mais belas e selvagens de Portugal, que ganhou o nome pela formação rochosa que lembra a cabeça de um cavalo e a identifica. É realmente um pedacinho de paraíso em Sesimbra, à qual se chega de barco ou por um caminho na serra, o que a deixa também pouco movimentada, ideal para quem gosta de tranquilidade num cenário estonteante. 

https://www.visitsesimbra.pt/experiences/73/praias 

 

Praia de Galapinhos

Para encerrar este irresistível conjunto de praias portuguesas, a de Galapinhos foi eleita em 2017 a melhor do continente no concurso European Best Destinations. Situada no Parque Natural da Arrábida, perto de Setúbal, é a “praia perfeita, numa natureza intocada”, na definição do site, com águas transparentes e tranquilas e com acesso apenas através de uma arriba bastante inclinada. Mas quem a conhece não hesita em afirmar: o esforço é plenamente recompensado. 

https://www.travel-in-portugal.com/beaches/praia-dos-galapinhos.htm 

 

Há ainda várias praias fluviais e outras remotas ou quase desertas, algumas situadas nas ilhas que pontilham a costa portuguesa, e ainda praias naturistas como a Bela Vista (em Almada), do Meco (Sesimbra), do Salto (Sines), das Adegas (Odeceixe), dos Alteirinhos (Odemira), da Barreta (Faro) e do Malhão (Odemira). 

Com tantas opções, é só escolher as suas preferidas, preparar o carro e seguir pelas estradas deste país abençoado pela natureza para aproveitar o verão, renovar as energias e acalmar o espírito depois de um longo período de preocupação e incertezas vivido durante a crise sanitária.

E tudo correrá ainda melhor se contar com a infraestrutura de serviços assegurada pela RNA Assistência e a RNA Medical durante a viagem e na praia em que estiver, a qualquer momento, todos os dias.  


Fontes:

Visite Portugal

https://www.visitportugal.com/pt-pt

Visite Sesimbra
https://www.visitsesimbra.pt

Travel in Portugal
https://www.travel-in-portugal.com

RElated Posts
Dia Mundial da Diabetes
14 Nov, 2017
A RNA comemora 10 anos de existência
17 Set, 2019