Dia Mundial da Visão 12 de Outubro
No dia 12 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Visão. Esta data, que se assinala todos os anos na segunda quinta-feira de Outubro, pretende ser uma tentativa de consciencialização da sociedade para a problemática representada pela cegueira, deficiência visual e a para a possibilidade de reabilitação dos portadores de deficiências visuais.

A OMS estima que existam 285 milhões de pessoas que sofrem de deficiência visual moderada ou grave. Destas 90% vivem em países em vias de desenvolvimento, 65% têm mais de 50 anos e cerca de 40 milhões são cegas.

Este ano o tema é “Make Vision Count”, isto numa altura em que no mundo a cada 5 segundos uma pessoa fica cega e 80% dos casos de deficiência visual são evitáveis, podendo ser prevenidos ou tratados, se diagnosticados a tempo. Diabéticos, hipertensos, maiores de 65 anos e indivíduos com problemas de tiroide devem ser vigiados por um oftalmologista; as crianças* até aos 2 anos também devem ser avaliadas pelo pediatra e aos 45 anos um check-up aos olhos é essencial. Cuidar da saúde dos olhos é importantíssimo para o bem-estar e para a saúde em geral, mas este cuidado não passa por ir ao oftalmologista e ter cuidados apenas no verão. A RNA Medical através da sua Rede de Prestadores disponibiliza-lhe mais de 900 óticas e mais de 700 prestadores com serviços de oftalmologia e um corpo clínico superior a 3500 oftalmologistas.
Consulte aqui: https://rnamedical.pt/pt/redes-rna-medical/

* Isto é particularmente pertinente para bebés prematuros e crianças cujos pais/avós sofram de estrabismo ou ametropia. Estas crianças devem ser examinadas por um oftalmologista quando tiverem entre 6 e 12 meses e, também, entre 30 e 42 meses.

Cuidados a ter com os seus olhos
 

  • Conhecer o histórico familiar da saúde ocular.
     
  • Alimentação saudável – consumo de antioxidantes, ácidos gordos e ómega 3.
     
  • Não fumar – a presença de metais pesados no fumo do tabaco pode acumular-se nos olhos (em particular nos que têm lentes de contacto) e ter um efeito altamente tóxico, colocando a saúde ocular em risco.
     
  • Óculos escuros durante todo o ano - fundamental para evitar lesões provocadas por poeiras e pelas agressões dos raios UVA (os que conseguem passar através do vidro); os óculos de sol devem ter uma protecção UVA/UVB mínima de 400 UV.
     
  • Ar fresco - as córneas dos seus olhos também obtêm oxigénio directamente do ar. A razão para isto? Não têm uma fonte de oxigénio própria. Os utilizadores permanentes de lentes de contacto devem ter um «dia de óculos», de vez em quando, para darem descanso aos olhos.
     
  • No trabalho, uma boa iluminação e tempos de descanso são fundamentais, principalmente se trabalha com ecrãs. Olhe para fora do ecrã a cada 20 minutos e para algo ao longe pelo menos durante 1 minuto, feche e abra os seus olhos, ocasionalmente, e esforce-se por pestanejar.
     
  • Manter os olhos lubrificados – utilizar colírios ou soro fisiológico para evitar irritações.
     
  • Lavar as mãos regularmente.
     
  • Usar óculos e lentes de contacto de qualidade.

RElated Posts
Bonws Seguros
13 Jul, 2018
Doença Renal e Obesidade
03 Mar, 2017